Orff



Reflexão

Conhecer cada vez mais metodologias de ensino de música é muito importante para ampliar nosso repertório de possibilidades e opções para se trabalhar, porém mais do que adquirir conhecimento, poder experimentar e vivenciar uma metodologia torna sua prática muito mais embasada e rica.

Neste aspecto, a oficina “Didática da Prática Instrumental Orff” foi muito produtiva, pois vivenciamos todos os processos, desde a questão corporal presente na filosofia de Orff, quanto na preparação para a prática instrumental (postura e exercícios com as baquetas, arranjos, criação e improviso). Vale ressaltar que é só da experimentação que podem surgir dúvidas que muitas vezes serão as mesmas encontradas pelos nossos alunos no momento em que eles estiverem realizando a atividade, e o fato de já termos estado no lugar deles nos dá muito mais propriedade para orientá-los. Ainda na questão instrumental, é interessante observar a forma “modular” e flexível dos instrumentos. Poder tirar as teclas que não serão usadas facilita muito o trabalho com as crianças, o que torna a prática muito mais produtiva. A simplicidade dos arranjos também é outra coisa bem didática e ao mesmo tempo bem musical.

A proposta de Orff é muito bem estruturada e pode servir como base para a prática instrumental, bem como para o trabalho de musicalização. Acho uma pena que o Brasil ainda esteja “engatinhando” em relação à Educação Musical, pois se fosse creditado à música o devido valor e a importância que ela merece, cada escola teria um Kit de instrumentos Orff para os professores de Música. De qualquer forma, cabe a nós professores, educadores e fomentadores da música, difundir e divulgar cada vez mais metodologias, propostas e um trabalho de educação musical de qualidade.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário