Didática


Relatos de Aula

Didática

Relato 01 – 21/03/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

Nos foi apresentada a Teoria da Complexidade; falamos sobre o indivíduo Multi-dimensional (sentidos, cognitivo, intuição, emocional e social); a transdisciplinalidade; a Teoria Crítica e Kollheuter.

“Não acredite em nada do que você lê. Não acredite em nada do que você pensa. Não acredite em nada do que o professor diz.” Kollheuter

“A palavra por que é uma universidade”

Definição de Didática: Conjunto de procedimentos e formas para ensinar (definição da sala)

Planejar é a lógica da didática.

Planejar / executar / avaliar – sempre com um objetivo bem definido.

Outras definições:

1.    A palavra didática (didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.  (Wikipédia)

2.    Arte de ensinar; o procedimento pelo qual o mundo da experiência e da cultura é transmitido pelo educador ao educando, nas escolas ou em obras especializadas.Conjunto de teorias e técnicas relativas à transmissão do conhecimento. (dicionárioweb)

3.    Podemos começar definindo o termo Didática de uma forma bem simples:
Didática é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o Dicionário Aurélio:
Didática é a técnica de dirigir e orientar o processo de ensino-aprendizagem. (pedagobrasil)

Falamos ainda sobre o filme “A guerra do fogo” quando discutimos sobre o comportamento do ser humano e seu processo de evolução.



REFLEXÃO

Uma questão que me chamou a atenção logo de cara, foi que a professora Enny sempre inicia suas aulas com alguma música e uma frase recorrente é: “Aula de música sem música é como café descafeinado ou coca-cola descacacolada.”  Isto é muito interessante, pois por mais incrível que pareça é possível não termos música na aula de música!!! De alguma forma me parece que estamos perdendo a essência das coisas e tomando caminhos que não levam a nada. Porém, existe uma tendência que nos leva a crer que isto pode mudar e nós somos os agentes transformadores dentro deste processo.



Relato 02 – 28/03/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

Escuta musical sensível

Música: “Menuet tendre em rondeau” – Suíte da ópera Dardanus (1739) – Jean Philippe Rameau

Começando com um trabalho corporal de alongamento, relaxamento e movimentação.

 REFLEXÃO

A atividade corporal tão importante para o ser humano tem sido esquecida e limitada a um contexto em que se não houver movimento, simplesmente não há atividade, como por exemplo em uma aula de dança ou educação física. Mas não podemos deixar de lembrar que o nosso corpo está presente e participa de tudo que fazemos, ouvimos e sentimos e que não é possível nos separarmos em partes independentes. Este trabalho de escuta que envolveu e nos trouxe de volta ao contato com nosso corpo foi muito rico e significativo.



Relato 03 – 04/04/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

Debate sobre os textos de: Luckesi e Maria Candau

“Filosofia da Educação” – Luckesi

·         Princípios Pedagógicos: Papel da escola, a educação não é neutra, a escola como instância mediadora, elevação cultural dos alunos, relação professor-aluno, continuidade e ruptura, independência e reciprocidade.

·         Elementos para uma didática: Planejamento, execução e avaliação.

“A Didática em questão” – Maria Candau

·         Multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem;

·         Abordagem humanista;

·         Dimensão técnica;

·         Dimensão político-social.





Relato 04 – 11/04/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

Falamos sobre o conceito de “Empowerment”:

 um conceito surgido nas lutas pelos direitos civis, no movimento feminista e na ideologia da "ação social" presentes nas sociedades dos países desenvolvidos na segunda metade do século XX. Empowerment, assim, significaria o processo vivido por um indivíduo ou coletividade para assumir o poder sobre ações e atitudes que envolvam seus interesses.

“A importância de ouvir os alunos e a importância das regras.”



Relato 05 – 18/04/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

·         Educação Musical e Pensamento Complexo

·         Teoria da Complexidade (Edgar Morin)

·         Do latim: Complexus = Teia

“O simples não existe, só há o simplificado.”  Gaston Bachelard

“O pensamento simplificador desintegra a complexidade do real.”  Edgar Morin

·         O paradigma mecanicista: fragmentador, reducionista, separatista.

·         O paradigma ecológico: integrador, complexo, abrangente.

Sujeito pensante x Coisa extensa

Relato 06 – 09/05/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

·         Planejamento:  ação organizada para atingir um objetivo pré-determinado.

“ O ato de planejar não deve estar destituído do sonho.”

“Os professores são os arautos da esperança.”

1° passo: onde pretendo chegar com a minha proposta didática?

2° passo: momentos do planejamento, planejamento diagnóstico (avaliação), acompanhamento do desenvolvimento, avaliação reflexiva do conteúdo conquistado.

“O planejamento deve ser uma estrutura flexível.”

Relato 07 – 23/05/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:



Início: música indígena da Nova Zelândia com coreografia.

Discussão: Democracia.

·         A geração construtivista sem preparo,

·         Intervenção e motivação,

·         Como eu posso dar sentido a minha aula?

·         Proposta triangular de Ana Mae: Fazer, contextualização e apreciação.



Relato 08 – 06/06/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

Discussão: Rigor x Rigidez

Filme: Paradigmas

·         Carta da Transdiciplinalidade

·         Ouvir ou escutar?

·         Escuta sensível

·         O erro de Descartes

·         Consciência: de si, do outro, do todo.



Relato 09 – 13/06/2011

ATIVIDADES REALIZADAS:

Início: atividade com movimento: Solo, em dupla, quarteto, octeto e grupo todo.

·         Consciência do coletivo,

·         O corifeu,

·         Teoria da Não localidade (partícula sub-atômica)

“Eu não luto por uma tomada de poder. Eu luto por uma tomada de consciência.”