Brinquedos e Brincadeiras



Reflexão

Esta oficina foi muito prazerosa e muito produtiva, principalmente para quem trabalha com crianças, afinal, o que pode ser melhor do que aprender brincando?

Sendo assim, as possibilidades apresentadas em sala, tanto pelo Estevão quanto pelo Chico, enriqueceram consideravelmente nosso repertório de ações e estratégias com os alunos, tornando nossas aulas mais interessantes e atrativas. Brincadeiras como a percussão com os copos (Fome Come), o Pão, Iapo, a percussão com colheres ou mesmo brincadeiras mais conhecidas como Escravos de Jó, são atividades envolventes e que nos possibilitam trabalhar as questões musicais (pulso, contra-tempo, coordenação motora etc.) da forma mais agradável possível.

Tive a oportunidade de experimentar duas atividades com alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental: a brincadeira do "Pão" e a "Percussão com os copos" e o resultado foi muito bacana. Os alunos adoraram tanto as músicas, quanto o desafio de realizar as atividades da forma correta. Foi interessante observar também, que na semana seguinte as brincadeiras já haviam se espalhado e contagiado as crianças de todo o colégio.

Em relação à aula do Chico dos Bonecos, ainda não tive oportunidade de realizar nenhuma atividade com os brinquedos propostos em sala, com os meus alunos, mas já tive uma prévia muito inspiradora do que me espera, pois tenho um filho de 06 anos de idade que ficou encantado com o "Corrupio" e a “Escada de Jacó”, que foram os brinquedos construídos por nós nesta aula”. Além disso, as brincadeiras com o bambolê gigante, as argolas voadoras, os cones que tínhamos que soprar apostando corrida, todas realizadas no pátio da faculdade servem como referência para atividades da escolas com as famílias, gincanas e muito mais.

Como já disse anteriormente, esta oficina foi muito divertida e muito produtiva onde os professores conseguiram nos passar a essência dos seus respectivos trabalhos, através de uma didática empolgante, divertida e focada. Foi muito bom!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário