PLANO DE AULA – Percussão Corporal
PROPOSTA: Aula de Percussão Corporal para
alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVO: Trabalhar a exploração sonora, noção
de ritmo (pulso, divisão e subdivisão), coordenação motora, concentração,
repertório, etc.
INÍCIO/PREPARAÇÃO: A aula é iniciada formando-se um
círculo com os alunos em pé para realização de alongamento e aquecimento,
lembrando a eles que o instrumento, neste caso, é o próprio corpo.
CONCENTRAÇÃO: Para manter o grupo focado e
concentrado, uma opção muito interessante é a dinâmica da “flecha”. Ainda em
roda, um aluno inicia a flecha, batendo uma palma na direção de um colega e
principalmente com o olhar e toda a expressão corporal direcionadas a ele, que
deve “passar” a flecha para o outro e assim por diante. Isto pode ser realizado
de forma livre, porém o próximo passo pode ser introduzir o conceito de pulso, tempo
e contratempo tornando a atividade mais musical.
EXPLORAÇÃO:
Em seguida, os
alunos irão explorar os diferentes sons que podem ser extraídos do corpo; cada som
é apresentado em separado, podendo ser classificados em graves, médios e
agudos. Também podemos dividir pela forma como o som é produzido, neste caso
podemos ter: Sons realizados com a batida das mãos contra o corpo, tipos de
palmas, estalos, sons feitos com a boca (tipo beat Box), com os pés, etc. Acho
interessante que os alunos executem algumas rodadas para ouvir tanto o coletivo
como individualmente a qualidade dos sons apresentados. Assim, aos poucos, os alunos
vão conhecendo e se familiarizando com os timbres e sons de mãos, boca, sopro, pés, etc.
RITMO/GÊNEROS: Neste momento da aula podemos
apresentar alguns ritmos para exemplificar e colocar em prática o que pode ser
feito com tudo o que aprenderam até aqui. Gosto de iniciar com um ritmo POP que
parece estar no “inconsciente coletivo” do ser humano. O ritmo consiste em:
Peito / estalo / palma / estalo e é rapidamente conhecido pelos alunos como “A
Música do Michael Jackson”, quando realizado num certo andamento. Depois
podemos fazer pequenas variações deste ritmo acrescentando sons ou trabalhar
outros gêneros.
CONCLUSÃO: Para uma aula que tem entre 45 e 50
minutos acho que o que foi descrito acima já o suficiente, porém, entendo que
as possibilidades de trabalho com a percussão corporal vão muito mais além. Não
mencionei aqui os exercícios de independência de mãos e pés, nem atividades com
improviso, mas à medida que vamos trabalhando e o grupo vai tendo mais
intimidade com esta linguagem, sei que posso inserir mais atividades e buscar
mais excelência no trabalho.
Tenho tido experiências muito interessantes
e muito gratificantes, pois tenho usado a percussão corporal no meu trabalho
com alunos de várias idades desde que fiz o curso com os Barbatuques em 2008,
onde me identifiquei muito com esta linguagem e posso dizer o mesmo em relação
aos alunos, pois onde plantei a semente da Percussão Corporal, tive como
resultado uma verdadeira “febre” que se espalhou e contagiou a todos.
ótimo professor
ResponderExcluirótimo professor
ResponderExcluir