Dança e Percussão Brasileiras


Reflexão

Esta oficina superou minhas expectativas e contou com um astral e uma energia muito positivas. O conteúdo também foi bem interessante e instrutivo, porém a duração muito curta. Entendo que as oficinas nos são apresentadas como um aperitivo de possibilidades e referências, cabendo ao aluno que se interessar mais por algum dos temas que busque aprofundar seus conhecimentos nele. Porém, devido  a riqueza cultural e folclórica  deste tema, acho que esta oficina poderia ter uma duração maior.

A forma como a professora Kelly conduziu as aulas também foi um ponto positivo e bem didático. A primeira parte da aula foi reservada para as danças e era justamente onde tínhamos um contato inicial com os ritmos, os passos e as coreografias dos gêneros propostos (ciranda, côco, cacuriá etc.) e ao mesmo tempo íamos sendo inseridos no universo das danças e de todo seu folclore. Na segunda parte da aula, já tendo experimentado e internalizado os ritmos apresentados, trabalhávamos a parte de percussão com seus principais instrumentos e até algumas adaptações, o que eu achei interessante, pois não é sempre que temos disponíveis os instrumentos necessários. Tudo isso com uma didática bem simples e direta.

Tive a oportunidade de trabalhar algumas canções de ciranda com crianças da Educação Infantil e também do Fundamental I com resultados super positivos. No caso da Educação Infantil, músicas como "Carangueijinho" fizeram a alegria da garotada e passaram a fazer parte das "Paradas de Sucesso" do momento. No caso do Fundamental I, onde eu achei que haveria alguma rejeição, tive a grata surpresa  de obter uma aceitação quase unânime. Ainda não trabalhei com a percussão, pois o foco era a parte vocal e corporal, mas creio que será bem gratificante.

Este é um assunto do qual eu não tinha muito conhecimento e como disse anteriormente achei muito interessante e muito importante para o trabalho do professor de música dentro das escolas.


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