Reflexão
Esta oficina superou minhas expectativas e contou com um
astral e uma energia muito positivas. O conteúdo também foi bem interessante e
instrutivo, porém a duração muito curta. Entendo que as oficinas nos são
apresentadas como um aperitivo de possibilidades e referências, cabendo ao
aluno que se interessar mais por algum dos temas que busque aprofundar seus conhecimentos
nele. Porém, devido a riqueza cultural e
folclórica deste tema, acho que esta
oficina poderia ter uma duração maior.
A forma como a professora Kelly conduziu as aulas também foi um ponto positivo e bem didático. A primeira
parte da aula foi reservada para as danças e era justamente onde tínhamos um
contato inicial com os ritmos, os passos e as coreografias dos gêneros
propostos (ciranda, côco, cacuriá etc.) e ao mesmo tempo íamos sendo inseridos
no universo das danças e de todo seu folclore. Na segunda parte da aula, já
tendo experimentado e internalizado os ritmos apresentados, trabalhávamos a
parte de percussão com seus principais instrumentos e até algumas adaptações, o
que eu achei interessante, pois não é sempre que temos disponíveis os instrumentos
necessários. Tudo isso com uma didática bem simples e direta.
Tive a oportunidade de trabalhar algumas
canções de ciranda com crianças da Educação Infantil e também do Fundamental I
com resultados super positivos. No caso da Educação Infantil, músicas como
"Carangueijinho" fizeram a alegria da garotada e passaram a fazer
parte das "Paradas de Sucesso" do momento. No caso do Fundamental I,
onde eu achei que haveria alguma rejeição, tive a grata surpresa de obter uma aceitação quase unânime. Ainda
não trabalhei com a percussão, pois o foco era a parte vocal e corporal, mas
creio que será bem gratificante.
Este é um assunto do qual eu não tinha muito
conhecimento e como disse anteriormente achei muito interessante e muito
importante para o trabalho do professor de música dentro das escolas.
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